terça-feira, 15 de julho de 2008

OS OUTROS



Você se preocupa com a opinião dos outros? Para falar a verdade eu me preocupo, acredito que não podemos viver numa redoma de ideiais e opiniões individualistas o tempo todo. A frase típica "eu não preciso de ninguém", não está com nada!


Sei que, muitas vezes a opinião alheia causa desconforto e confunde a nossa identidade. Porém, cabe a nós encontrarmos o limite para os famosos palpiteiros. O que não dá é perguntar tudo para os outros, a autonomia é importantíssima. A opinião, ou o "palpite" deve ter a função de termômetro de nossas atitudes.


De certa forma, é muito bom saber o que as pessoas pensam ao nosso respeito, pois tem coisas que nem o espelho tem condições de dizer.


Quem nunca escutou a mãe falando, "se eu fosse você faria assim". Super normal, os pais sempre querem o melhor para os filhos. Porém, o melhor na opinião deles. Isto é muito sério. Eu por exemplo, fiz magistério e cursei até o quarto semestre de pedagogia, porque era o sonho do meu pai, claro que mais tarde mudei o rumo do meu destino e fui para a área que eu amo, comunicação.

Ou quem nunca comprou uma calça jeans só porque a vendedora disse que estava maravilhosa? Mas você sabia que entraria somente a vácuo, resumindo... deu a calça para alguém!

Muitas vezes tentamos ser algo e parecemos ser outro, pensamos em agradar a todo mundo e esquecemos de nós mesmas. Acho que chega um momento em nossa vida em que precisamos amadurecer e buscar nossos próprios objetivos (quanto mais cedo melhor).



E quanto aos outros? Nunca vai mudar! É a regra do convívio social. Cada um tem a sua própria leitura sobre a vida. Cada um enxerga aquilo o que quer, alguns podem encontrar virtudes maravilhosas em alguém, por outro lado, outros vêem os piores defeitos.


É assim mesmo, estamos expostos o tempo todo, num giro de 360º graus e cada um vê o que seu ângulo alcança.


E o que tirar desse blá, blá, blá?


Na minha opinião é a auto-sinceridade que deve prevalecer. Buscar fazer aquilo que faça bem a si mesmo.


Somos seres humanos, podemos tentar até acertar. E se não for a aprovação dos outros, paciência! Desde que se tenha a consciência de que ninguém está prejudicado com nossas atitudes.


Uma vez falei para minha irmã mais nova, estava com dificuldades com uma amiguinha do colégio, que não precisavámos gostar igual de todo mundo, porém precisávamos respeitar igual a todo mundo.


Por isso, termino esse bate papo com um recado: Se importe sim com a opinião dos outros, desde que isto não prejudique sua vida. Mas acima de tudo, relaxe e mantenha a sua linha, apenas seja educada. Acho tão chique isso... tô aprendendo a ser a cada dia mais. Não é fácil, mas a gente chega lá. Abosorva o que convêm e o resto coloque no liquidificador.




Kiss for you!

3 comentários:

Unknown disse...

Sempre achei que a opinião dos outros fosse a única coisa relevante. Engano meu. Claro que é importante estarmos integrados, participarmos da sociedade, opinarmos, discutirmos interesses e idéias. Mas o que deve prevalecer é o meu conhecimento, meus valores, sim aqueles que aprendemos em casa com a família. E é nisso que devemos nos apoiar, nos nossos princípios e valores. Aprendi a ser menos crítica comigo, escutar mais as críticas, pois nem sempre são negativas e nos ajudam a "levantar a poeira" e simplesmente dar a volta por cima. Aprendi muitas lições e tenho certeza que tudo isso foi com a ajuda, com palavras de outras pessoas. Não podemos e nem é possível vivermos cercados numa redoma de vidro, temos que ser ousados, dinâmicos e lutarmos por sonhos e obejtivos.
Beijos a todos. E convido a visitarem minha página (ainda em construção) www.flickr.com/faneurpaulistana

Graci disse...

oi Claudinha, adorei seu blog! Sobre este tema, tão paradoxal, pois ao mesmo tempo que vivemos em sociedade, jamais agraderemos a todos, queria apenas deixar registrado que quanto maior nossa auto-estima, menos suscetível a opinião negativa alheia ficamos. Então o negócio é se conhecer, se amar e se importar sim com a opinião, mas daqueles que nos amam e querem o nosso bem. E é claro, se formos perguntar a opinião, temos que lembrar do velho ditado: "quem pergunta o que quer, ouve o que não quer". Então devemos estar sem "armas" na mão, sem ficarmos na defensiva, mas ouvirmos com atenção e a partir disso, fazer uma auto-análise e refletir sobre o que realmente precisa ser mudado ou o que é realmente sua essência. Lembrando ainda que jamais seremos perfeitos, então o negócio é se perdoar, se amar, levantar a poeira e seguir em frente! E sabe do que mais? Quem se preocupa demais com a vida dos outros, é porque não tem vida própria! Eu prefiro trilhar meu caminho e ter uma história pra contar! :))) Beijos amada, saudades!!!!

Anônimo disse...

É meio contraditório mesmo esse assunto, concordo com as tuas palavras.
Como falasse, cada um tem sua opinão sobre o mundo e sobre os assuntos, então fica mesmo muito complicado agradar a todos.
Infelizmente quase todo mundo (eu me incluo) vive se preocupando com o que as pessoas vão pensar ou vão falar, mais ainda bem que sempre tem uma hora que "essas pessoas" passam a não ser mais tão importantes né.
Temos que aprender a absover o que as pessoas tem de bom e o resto a gente deixa de lado.
E aos poucos a gente vai aprendendo a viver nessa loucura que é a vida!

Beijos amiga
Saudades
:*